PRF E PMBA FLAGRAM CRIME AMBIENTAL E RESGATAM PÁSSAROS SILVESTRES TRANSPORTADOS IRREGULARMENTE EM ÔNIBUS DE TURISMO

Responsável pelo transporte dos animais é o próprio motorista do ônibus e disse que recebeu 200 reais para levar as aves até o estado do Piauí. Ele foi autuado e responderá na Justiça por crime ambiental.

PRF e PMBA flagram crime ambiental e resgatam pássaros silvestres transportados irregularmente em ônibus de turismo

No combate a crimes contra o meio ambiente, policiais rodoviários federais em ação conjunta com policiais militares resgataram 09 pássaros silvestres, no Km 800 da Br 242 trecho do município de Barreiras (BA), região oeste da Bahia.

Na noite desta segunda-feira (17), as forças policiais em fiscalização de enfrentamento a criminalidade, ao abordarem um ônibus de turismo, encontraram os animais presos e amontoados em gaiolas, em compartimento escuro e sem ventilação, demonstrando total falta de higiene e cuidados. Dois deles já estavam mortos.

Os pássaros resgatados são das espécies conhecidas popularmente por trinca-ferro e canário.

O responsável pelos animais que trabalha como motorista do ônibus, não apresentou documentação emitida por órgãos ambientais. Questionado, ele informou que recebeu 200 reais para transportar as aves de Araras (SP) até a cidade piauiense de São Raimuindo Nonato a pedido de um criador.

Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e o infrator responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98.

Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental local, onde receberão os primeiros cuidados para depois serem devolvidos a natureza.

A PRF alerta que as denúncias nas rodovias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar.

 

FONTE/ PRF E PMBA

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *